Tire suas dúvidas

Quais as funções e competências técnicas do Cuidador de Idoso?
Quais as funções e competências técnicas do Técnico de Enfermagem?
​
O que os cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem não podem fazer
​
O atendimento de Home Care só pode ser feito no domicílio do paciente?
​
Preciso de um profissional para cada idoso?
​
Posso mudar o horário contratado?
​
E se eu não gostar do profissional?
​
Existe um limite de reposição de profissionais?
​
Como é feito o controle da frequência e horário dos profissionais?
​
Como é feita a contratação de outros profissionais da área da saúde?
​
Qual a função do enfermeiro do Home Care?
​
Qual o papel da família diante de uma assistência domiciliar?
​
​
​
​
Quais as funções e competências técnicas do Cuidador de Idoso?
O cuidador de idoso é um profissional capacitado para prestar cuidados básicos de higiene e conforto, como dar e/ou auxiliar no banho, na alimentação, na troca de roupa, na ingestão de medicamentos via oral, na troca de fraldas etc. Também realizam acompanhamento em consultas médicas e exames, passeiam com os pacientes, realizam atividades manuais e recreativas (como jogar dominó, pintar, fazer tricô etc). Fazem companhia aos pacientes e estão capacitados para cuidarem de pacientes de baixa complexidade.
Quais as funções e competências técnicas do Técnico de Enfermagem?
O técnico de enfermagem é um profissional da área da saúde que faz parte da equipe de enfermagem. É capacitado pelo curso técnico para cuidar de pacientes de média a alta complexidade. Além dos cuidados básicos de higiene e conforto prestados por cuidadores de idosos, os técnicos de enfermagem prestam cuidados de enfermagem, como administração de medicamentos via intramuscular, intravenosa, aspiração endotraqueal, realização de curativos dos mais diversos possíveis, cuidados na administração de dieta enteral, cuidados com pacientes em oxigenoterapia, em uso de traqueostomia, colostomia etc. Respondem tecnicamente ao COREn que é o conselho de classe da enfermagem.
O que os cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem não podem fazer em Home Care?
Os cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem não podem realizar serviços domésticos, como varrer a casa, passar pano, lavar e passar roupas. Porém, as atividades domésticas relacionadas diretamente com o paciente, são realizadas, como limpar o banheiro após o banho, limpar o chão diante de um episódio de vômito, limpar as superficies da bancada de medicação/materiais médicos cirúrgicos com álcool 70%. Também não é permitido que esses profissionais dirijam para os pacientes e/ou familiares, pois esse serviço de motorista não faz parte de suas atribuições. O cuidador de idoso não pode exercer cuidados técnicos de enfermagem, como aspirar paciente, administrar oxigenoterapia, administrar dieta enteral. Esses profissionais são supervisionados por enfermeiros, recebem treinamentos e orientações de cuidado e a eles devem se reportar diante de qualquer dificuldade encontrada.
O atendimento de Home Care só pode ser feito no domicílio do paciente?
Não. O atendimento de Home Care, embora significa Cuidados em Casa, pode ser prestado em Instituições de Longa Permanência (ILP) e até mesmo em instituições hospitalares.
Preciso de um profissional para cada idoso?
Não. O dimensionamento de profissionais para a realização da assistência domiciliar é feito de acordo com o período de assistência contratado pela família. Pode variar de um (1) profissional até quatro profissionais em caso de assistência 24 horas.
Posso mudar o horário contratado?
Sim. Porém, em caso de mudança de horário, corre-se o risco de ocorrer mudança de profissional, uma vez que o mesmo não poderá trabalhar em determinados horários. Os valores também podem ser reajustados de acordo com a alteração dos horários de assistência.
E se eu não gostar do profissional?
É perfeitamente compreensível quando a família e/ou paciente não se adaptam ao profissional selecionado pelo Home Care para realizar os cuidados domiciliares. Diante dessa situação, é feito a troca do profissional, até que paciente e família estejam satisfeitos com o mesmo.
Existe um limite de reposição de profissionais?
Não. O objetivo da assistência domiciliar é prestar um serviço de qualidade, de forma que paciente e familiares fiquem satisfeitos. Sabemos que cada profissional tem suas qualidades, suas diferenças de temperamento, de habilidades técnicas e até mesmo de empatia. Diante disso, as reposições são feitas até que os clientes estejam satisfeitos com os profissionais selecionados.
​
Como é feito o controle da frequência e horário dos profissionais?
Toda assistência prestada por cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem é anotada em registros próprios. No início e fim de cada plantão são feitas anotações, o que caracteriza o horário de chegada e saída do profissional em seu ambiente de trabalho. Cabe as famílias comunicarem o Home Care diante de atrasos ou saídas antecipadas dos profissionais, para que a empresa possa tomar as devidas providências quanto ao seguimento correto do horário de trabalho.
Como é feita a contratação de outros profissionais da área da saúde?
A Cuiddy Home Care fornece atendimento domiciliar por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Esses atendimentos ocorrem de acordo com a necessidade de cada paciente. Quando o paciente necessita de acompanhamento por equipe multidisciplinar, o home care fornece esse tipo de atendimento, sendo cobrado junto ao plano de cuidadores/técnicos de enfermagem as sessões/consultas realizadas.
Qual a função do enfermeiro do Home Care?
O enfermeiro tem a função de supervisionar os cuidados prestados pelos profissionais do Home Care. Realizam seleção, treinamento e orientações de funcionários, bem como visitas domiciliares. A frequência das visitas dependem do grau de complexidade de cada paciente, podendo variar de mensal a semanalmente.
​
Qual o papel da família diante de uma assistência domiciliar?
O Home Care é um suporte de cuidados ao paciente. A família tem a responsabilidade de caminhar junto ao Home Care, não transferindo ao mesmo a responsabilidade total dos cuidados. Ações como agendamento de consulta, marcação de exames, conversas com médicos e demais profissionais da saúde sobre a necessidade de alguma intervenção cirurgica, hospitalar, compra de medicamentos, decisões de internar ou não o paciente, fornecimento de um ambiente adequado para a realização de cuidados, principalmente de pacientes de alta complexidade, são de responsabilidades da família. Em casos específicos, o Home Care assume essas responsabilidades, porém são questões acertadas durante a assinatura do contrato. Não é permitido que a família "abandone" seu familiar e o deixe na responsabilidade total do home care.